quarta-feira, 16 de julho de 2008

Olá, gente. Esse texto extraído da revista Veja é muito interessante. Aproveitei e elaborei algumas questões de compreensão e interpretação.



Sociedade


Salvos pela "roda"

Hospitais europeus instalam uma versão moderna da "roda dos enjeitados", para receber bebês abandonados

Anna Paula Buchalla


Fotos Tony Gentile/Reuters



O aumento do número de recém-nascidos abandonados – principalmente por imigrantes ilegais – tem feito alguns países da Europa reviver uma prática medieval: a "roda dos enjeitados". Instalados nas portas de igrejas e conventos, cilindros de madeira giratórios serviam para que mães deixassem seus filhos em mãos seguras, sem ser identificadas. Ao colocar os bebês no cilindro, elas tocavam uma campainha que avisava freiras e padres de que ali estava uma criança abandonada. A versão moderna da "roda" entrou em uso em hospitais na Itália, Alemanha, Áustria e Suíça. No lugar dos cilindros de madeira, o bebê é colocado num berço, através de uma janela que impede a identificação da pessoa que o deixou ali. O berço é aquecido e equipado com sensores que alertam médicos e enfermeiros sobre a presença da criança. Localizado em um bairro de Roma com grande concentração de imigrantes, o Hospital Casilino ativou o sistema recentemente. Na noite do último dia 24, o primeiro bebê foi deixado ali. Em quarenta segundos, uma equipe do hospital já estava cuidando do menino de 3 meses, a quem deram o nome de Stefano.


Cartaz do Hospital Casilino, em Roma: "Não abandone seu bebê. Deixe-o conosco"


A"roda dos enjeitados" foi criada em Marselha, na França, em 1188. Mas foi apenas na década seguinte que seu uso se popularizou. Na ocasião, chocado com o número de bebês mortos encontrados no Rio Tibre, o papa Inocêncio III mandou que o sistema fosse adotado nos territórios da Igreja. No fim do século XIX, o Hospital Santo Spirito, próximo ao Vaticano, um dos primeiros a dispor da "roda dos enjeitados", chegou a receber cerca de 3.000 bebês abandonados por ano. Sobrenomes comuns de famílias italianas teriam origem na "roda dos enjeitados". Entre eles, Esposito, que vem de "exposto" e Innocenti (alusão à inocência infantil). Um dos mais famosos usuários da "roda" foi o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que abandonou os cinco filhos que teve com a serviçal Thérèse le Vasseur. No Brasil, assim como em Portugal, ela era mais conhecida como "roda dos expostos" e funcionou até meados do século passado, sobretudo nas Santas Casas de Misericórdia do Rio de Janeiro e de São Paulo. "De tão comum, Machado de Assis cita a 'roda' no seu conto Pai contra Mãe", diz Rosane de Albuquerque Porto, da Universidade do Sul de Santa Catarina, autora de uma dissertação de mestrado sobre o tema. No curta Roda dos Expostos, a cineasta Maria Emília de Azevedo expõe a dor de um filho abandonado por esse método. Todas as noites, o personagem volta à "roda", na esperança de reencontrar a sua mãe.

A janela da esperança

• Uma janela de vidro instalada na parte externa do hospital separa a pessoa que entrega o bebê do berço onde ele será colocado
• Macio e aquecido, o berço é mantido em uma área isolada
• Sensores e câmeras alertam a equipe do hospital assim que o bebê é deixado

Revista Veja nº 1998, de 7/3/2007


Conversando sobre o texto:

1. Por que, no título, a palavra roda está entre aspas?
2. Em que outras situações usamos aspas?
3. Revistas e jornais são, em geral, divididos em cadernos e seções. A que seção da revista Veja pertence o texto em estudo?
4. Baseando-se apenas no título Salvos pela “roda”, é possível saber de que trata o texto? Por quê?
5. Após a leitura, o título ganha mais sentido? Por quê?
6. De que maneira o "olho" esclarece o conteúdo do título?
7. Por que motivo, na Idade Média, a “roda dos enjeitados” foi criada? E o que motivou a sua volta à Itália, em pleno século XXI?
8. Há quanto tempo foi criada a “roda”?
9. Que nome possuía a “roda dos enjeitados” no Brasil e em Portugal?
10.Você aprova ou reprova a atitude do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau? Por quê?
11.Em relação à “roda dos enjeitados”, o que mudou da Idade Média para os dias de hoje? O que se manteve?
12.No nosso país, a prática de abandonar crianças recém-nascidas é comum? Lembra de algum caso?
13.Cite um aspecto negativo e outro positivo da “roda dos enjeitados”.
14.Além da Itália, que outros países europeus adotam a versão moderna da “roda”?
15.Por que o Hospital Casilino foi escolhido como o lugar ideal para o retorno da “roda” à Itália?
16.Qual a sua opinião a respeito da instalação dessas “rodas” aqui no Brasil?
17.Observe o cartaz do Hospital. Ele faz uso da linguagem verbal, não verbal ou mista? Por quê?
18.De acordo com seus conhecimentos sobre linguagem não verbal, faça um comentário a respeito da imagem presente no cartaz.
19.Que línguas você consegue identificar no cartaz do Hospital Casilino?
20.Para concluir: Você concorda com a prática da “roda”? Justifique seu comentário.

Um bom trabalho!



Nenhum comentário: