quarta-feira, 30 de julho de 2008

Um texto triste, mas que guarda consigo uma inexplicável poeticidade... Boa leitura!

Eu não o conheci

Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele em casa e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa é que vejo como era necessário tê-lo conhecido.

Lembro-me dele. Lembro-me em bem poucas ocasiões.

Um dia, na sala, ele me puxou a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.

Uma outra vez me pediu que lhe consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo. Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava a um canto.

Eu tinha um filho e agora não o tenho mais porque ele foi embora. E este meu filho, uma noite, me chamou e disse:

– Fica comigo. Só um pouquinho, pai.

Eu não podia; mas a babá ficou com ele.

Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora. Foi embora e eu não o conheci.

Osvaldo França Júnior, As laranjas iguais. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.

Mergulhando no texto:

1. Responda:

a) Quem é o narrador do texto?

b) Ele é um
narrador-observador ou um narrador-personagem?

2. O pai, ao contar suas lembranças, nos apresenta um filho pequeno. Retire uma
passagem do texto que comprove essa imagem de criança pequena.

3. “
Agora que sua ausência me pesa...

Como se sente o pai hoje?

4. O pai não consertou o brinquedo do filho. Comprou-lhe um novo.

a) O menino gostou do brinquedo?

b) Retire a passagem do texto que comprova a sua resposta à pergunta anterior.

c) O que o pai deveria ter entendido a partir da reação de seu filho?



Aspectos linguísticos:

1. Retire três adjetivos do 3º parágrafo do texto. Em seguida, diga a que substantivos eles se referem.

2. Às vezes a posição do adjetivo na frase altera o seu significado. Leia os enunciados e explique as mudanças.

Era uma senhora pobre. ( 1 ) Era uma pobre senhora. ( 2 )

Ele comprou um computador novo. ( 3 ) Ele comprou um novo computador. ( 4 )


3. Transforme as locuções adjetivas em adjetivos.

a) Água de rio
b) Amor de pai
c) Raça de homens
d) Amor de irmão
e) Trabalho com a mão
f) Jogada de mestre
g) Azul do céu
h) Água da chuva
i) Brisa do mar
j) Rosto de anjo
k) Trabalhador do campo
l) Comportamento de criança



Respostas aqui.


Nenhum comentário: