segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Você acha possível uma pessoa dizer como é um animal, sem nunca tê-lo visto antes?
Se essa pessoa for bem atenta, isto é, se prestar atenção a tudo o que está próximo dela, pode até ser que consiga. Pelo menos no texto a seguir, isso acontece! Leia-o com atenção.


Preparação: Mantenha-se com uma postura adequada para realizar a leitura; leia o texto duas ou mais vezes (segundo sua necessidade). Quanto às palavras desconhecidas, procure entender o significado pelo contexto ou, se julgar necessário, anote-as e busque um sinônimo no dicionário.




O CAMELO EXTRAVIADO

Um condutor de camelos perdeu o seu camelo e, encontrando um homem, perguntou-lhe:
— Por acaso, o senhor não encontrou um camelo extraviado?
O homem respondeu:
— Não é um camelo cego do olho esquerdo?
— Sim.
— Que perdeu um dente de cima?
— Sim.
— Que mancava da perna esquerda traseira?
— Sim!
— Que carregava milho de um lado e mel do outro?
— Sim! O senhor não precisa apresentar mais detalhes. É exata­mente o camelo que procuro. Estou com pressa. Onde o senhor o viu?
— Eu não vi camelo nenhum — respondeu o homem.
— O senhor não viu? E como pôde descrevê-lo tão detalhadamente?
— Porque sei me servir dos olhos para observar as coisas. A maioria das pessoas tem olhos que não lhes servem de nada. Eu sabia que um camelo havia passado, porque vi seus rastros. Sabia que mancava da pata esquerda traseira pelas marcas diferentes deixadas no chão do lado esquerdo. Sabia que era cego do olho esquerdo, porque só pastou o capim do lado direito. Sabia que perdeu um dente de cima, porque deixou falhas nas raízes que mordeu. Notei que aves comiam os grãos de milho que foram caindo do lado esquerdo. Sei que o mel escorreu do lado direito, porque observei muitas moscas juntas desse lado. Sei tudo sobre o seu camelo, mas não o vi.
( Mark Twain) Adaptado de Mauro Ferreira. Col. Entre Palavras Vol. 5 - FTD 2006


1. extraviado: desaparecido; sumido.
2. Falha: marca; defeito.



Mergulhando no texto:

1. O texto que você acabou de ler é um diálogo.

a) Qual é o assunto do diálogo?
b) Quem está dialogando?

2. Você acha que as pessoas que conversam no texto são estranhas uma para a outra? Justifique sua resposta.

3. O homem não viu o camelo, mas conseguiu descrevê-lo. Como ele concluiu que o camelo:

a) era cego de um olho?
b) havia perdido um dente?
c) mancava de uma perna?

4. Como o homem concluiu que, de um lado, o camelo carregava milho e, do outro, levava mel?

5. Na sua opinião, o homem que indicou as características do camelo é um bom observador? Justifique sua opinião.

6. O que o homem que descreveu o camelo quis dizer com a frase "A maioria das pessoas tem olhos que não servem pra nada"?

7. O autor do texto, ao criar essa história, não quis apenas contar um fato a respeito de um camelo. Na verdade, ele inventou esse acontecimento para transmitir aos leitores uma mensagem. Explique, com suas palavras, que mensagem seria essa.

8. Assinale as duas frases que, com outras palavras, transmitem a mesma ideia da frase dita no quesito 6.

( ) "A esperança é a última que morre." (provérbio)
( ) "Quem ama o feio, bonito lhe parece." (provérbio)
( ) "A distância mais longa é aquela entre a cabeça e o coração." (Thomas Merton)
( ) "O mundo está cheio de cegos com vista perfeita." (Rubem Alves)
( ) "Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores." (Alberto Caeiro)



Interpretação dos resultados:

Entender um texto é muito importante.

Assim: Excelente se você soube fazer bem todas as questões.
Muito bom se você realizou quase todas as questões bem.
Regular se você não pôde realizar bem as questões. Mas, olha, você pode repeti-lo e melhorar. Essa é a idéia: melhorar!!

Respostas

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