quarta-feira, 24 de junho de 2009

Depois da hora de dormir
Pedro Bandeira

Toda noite é a mesma história:
eu tenho de ir pra cama
antes de todo mundo.
Será que não dá pra ver
que já não sou mais criança?
Vai ver me mandam dormir
porque é à noite, na verdade,
que começa a diversão.
O que será que acontece
naquela hora?
Será que a casa inteira
se enche de luzes
e os meus pais
vão abrir gavetas
cheias de chocolate?
Será que detrás da cortina
tem uma árvore
de marzipã
que só aparece de noite?
Será que pelas portas e janelas
vão entrar mil anõezinhos
vestidos de palhaço?
E um cavaleiro enlatado
vai lutar contra um dragão?
Amanhã eu levanto da cama
e vou ver tudo isso.
Agora não.
Estou com muito sono.

BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. São Paulo: Moderna, 1989.


Escrevendo sobre o texto:

1. Como o eu-lírico do poema, você também tem um horário para dormir? Por quê?

2. Seus pais o(a) tratam como criança ou você é mais independente? Esclareça sua resposta.

3. Em sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens de ser criança e de ser adolescente?


a) Vantagens:
b) Desvantagens:

4. Você gostaria já de ser adulto(a)? Em que isso mudaria a sua vida?

5. Você é tão imaginativo(a) como o garoto do texto? O que você acha que acontece de especial, “depois da hora de dormir”?

6. Mesmo reclamando do horário imposto pelos pais, o eu-lírico demonstra que já estava realmente na hora de ele dormir. Identifique o verso que comprova essa afirmação.

7. Considerando que oito horas por dia é o tempo ideal de sono. Uma pessoa que dorme apenas quatro horas por dia; no fim de uma semana, já perdeu quantas horas de sono? E no fim de um mês? E no fim de um ano?


Pontos de gramática:

1. As palavras da nossa língua podem ter a sílaba tônica (Aquela pronunciada com mais intensidade) na última sílaba (será), na penúltima sílaba (história) ou na antepenúltima sílaba (mágica).
Circule no poema a única palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Crie, em seguida, uma frase com essa palavra, falando sobre o Natal.

2. Retire do poema três substantivos e três verbos. Em seguida, construa três frases com essas palavras.

3. Identifique no texto um substantivo que venha acompanhado de um adjetivo. Escreva-os abaixo.


Nenhum comentário: