domingo, 25 de outubro de 2009

Exercitando pronomes demonstrativos


1. Considere esta frase.

Flamengo e Vasco são bons times. ...........?.............. , porém, é melhor que .............?................... .

Que pronomes demonstrativos seriam colocados nos espaços por:

a) um torcedor fanático do Flamengo? _________________ , ____________________
b) um torcedor fanático do Vasco? __________________ , _____________________

2. Complete as frases com um dos pronomes demonstrativos sugeridos.

a) Quanto custa _____________ revista que está em sua mão? (esta – essa)
b) Muita gente pensa que _______________ pontinhos vermelhos lá no céu são estrelas; na verdade, são satélites artificiais. (esses – estes – aqueles)
c) É verdade, sim, o que estou dizendo! Vi tudo com _____________ olhos! (esses – estes)
d) Por favor, não me olhe com _______________ ar de censura. (esse – este)
e) Sinto um arrepio quando ela me olha com _____________ lindos olhos verdes. (esses – estes – aqueles)
f) Quando a cidade era pequena, vivíamos melhor; _______________ era uma época em que todos se conheciam e eram amigos. (essa – aquela – esta)
g) Meus amigos, ______________ momento, ao me despedir de vocês, quero agradecer o apoio que me deram. (neste – nesse – naquele)
h) A palavra de que os alunos mais gostam é _____________: férias. (essa – esta)
i) “Nós nos veremos em breve.” Com _____________ frase, o major se despediu. (essa – esta)


Respostas!

Nenhum comentário: