domingo, 20 de dezembro de 2009

Li esta entrevista e gostei bastante. Reservei o melhor trecho para publicar aqui...

Cildo é artista plástico e um dos participantes da mostra Desenho das Ideias da 7ª Bienal do Mercosul. Em uma entrevista ele falou assim sobre arte:

Arte não tem definição, mas o Carl André deu uma resposta, em uma entrevista, que eu achei interessante, porque explica tudo em arte: ele disse que um homem sobe uma montanha porque a montanha está ali, mas um artista faz um trabalho de arte porque ele não está ali. Esta é, na verdade, a única coisa que justifica a criação de uma obra, porque você está produzindo uma espécie de inutilidade, uma inutilidade indispensável. E ela é isso também para o artista. Porque não há um lugar certo no mundo para colocar um trabalho de arte, mas uma vez que ele é feito... É um pouco como um filho. Você jamais vai compreender como pode ter vivido tanto tempo sem aquela pessoa, e, no entanto, antes de ela nascer, esta figura não existia. Com a arte também é por aí.

Beleza, gente: um homem sobe uma montanha porque a montanha está ali, mas um artista faz um trabalho de arte porque ele não está ali. Achei fantástica e simples essa reflexão sobre obra de arte.

Nenhum comentário: