quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os três textos que seguem falam sobre o mesmo assunto: a aventura que viveu o nadador Martin Strel. Boa leitura!

TEXTO 3

Martin Strel vence Amazonas nadando 5268 km em 66 dias


por

Jorge Alves Barata10 Abril 2007


"Quando era menino, apanhei bastante dos meus pais e dos professores. Isso, sem dúvida, contribuíu para a minha capacidade de ignorar a dor e aguentar." Martin Strel, o eslovelo nadador de "maratonas", que domingo concluiu a travessia de 5 268 km pelo rio Amazonas, iniciada a 1º de Fevereiro, em Atalaya, no Peru, apresentou esta explicação simplista, para justificar a sua capacidade de superar um desafio desta envergadura.


Especialista na natação de longas distâncias desde 1978, Strel aprendeu a nadar aos seis anos, precisamente num rio próximo de casa, mas apenas nos últimos anos assinou as suas maiores conquistas (Danúbio, Mississipi, Paraná, Yangtzé). A travessia do Amazonas foi, aos 52 anos, o maior desafio da sua vida, confessa o nadador, submetido aos cuidados da equipe médica que o acompanhou ao longo dos 5 268 km, em que resistiu ao cansaço e aos predadores naturais do rio, como piranhas, peixes elétricos ou jacarés.


Cumprindo uma média de 80 km diários, Strel nadou, domingo, os 27 km finais da última etapa, em sofrimento, completamente esgotado e obrigado a enfrentar grandes ondas e chuva. Foi recebido em festa na Estação das Docas, em Belém do Pará.



Nenhum comentário: