Respostas do estudo do texto
“O poeta aprendiz”
(Pág. 189)
- Sugestão: valente, caprino, sadio, grimpante.
a) Tangerina, pião e menina.
b) Que ele é rápido, ágil, que se movimenta como um passarinho.
- Uma vez o menino se embolou com três, ou seja, que ele brigou com três.
- a) “Caía exato como um gato.” (O gato sempre cai em pé)
b) “Passava da conta de tanto driblar.” (Quer dizer que ele jogava muito bem)
- Os amores que tinha.
- Sugestão: Escreveria sobre sua vida, suas brincadeiras, etc.
(Pág. 190)
- É a própria planta, o copo-de-leite.
- Sugestão: O poeta pode reinventar a realidade a partir dos seus sentimentos.
- a) A beleza do leão, o desejo de namorar a estrela.
b) O primeiro está organizado em duas linhas e o segundo em oito linhas (versos); cada verso corresponde a uma linha.
c) O texto 2, pois o poema de Vinícius também não ocupa toda a linha.
- a) Há 67 versos.
b) Uma estrofe.
3. (Resposta pessoal)
- Que terminam com sons iguais: fazia e poesia; bonita e escrita.
- a) lua e rua / jóia e bóia
b) Umas ocupam o final do versos, outras não.
- Sim. Todos os versos têm cinco sílabas poéticas.
(Pág. 192)
- b) O poema fala sobre o relógio, e a sonoridade do poema é semelhante a um relógio em movimento.
c) Vão, vêm, não, vão
- a) Resposta pessoal.
b) Que ele fala de uma infância antiga, diferente da atual.
c) Resposta pessoal.
- Pião, gude de bilha (bola de gude), bola de meia.
- Resposta pessoal.
- Sua infância.
- Não. Ele foi escrito para qualquer pessoa que se interessa pela linguagem poética.
(Pág. 193)
- a) Representa o barulho dos instrumentos de caça do menino.
b) “plim e plão”
c) As duas palavras representam sons.
- a) O olhar rápido e poderoso como um raio. Caía em pé, firme como um gato cai.
b) As palavras “parecia” e “como”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário