quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Respostas do estudo do texto

O poeta aprendiz

(Pág. 189)

  1. Sugestão: valente, caprino, sadio, grimpante.

a) Tangerina, pião e menina.

b) Que ele é rápido, ágil, que se movimenta como um passarinho.

  1. Uma vez o menino se embolou com três, ou seja, que ele brigou com três.
  2. a) “Caía exato como um gato.” (O gato sempre cai em pé)

b) “Passava da conta de tanto driblar.” (Quer dizer que ele jogava muito bem)

  1. Os amores que tinha.
  2. Sugestão: Escreveria sobre sua vida, suas brincadeiras, etc.

(Pág. 190)

  1. É a própria planta, o copo-de-leite.
  2. Sugestão: O poeta pode reinventar a realidade a partir dos seus sentimentos.

  1. a) A beleza do leão, o desejo de namorar a estrela.

b) O primeiro está organizado em duas linhas e o segundo em oito linhas (versos); cada verso corresponde a uma linha.

c) O texto 2, pois o poema de Vinícius também não ocupa toda a linha.

  1. a) Há 67 versos.

b) Uma estrofe.

3. (Resposta pessoal)

  1. Que terminam com sons iguais: fazia e poesia; bonita e escrita.
  2. a) lua e rua / jóia e bóia

b) Umas ocupam o final do versos, outras não.

  1. Sim. Todos os versos têm cinco sílabas poéticas.

(Pág. 192)

  1. b) O poema fala sobre o relógio, e a sonoridade do poema é semelhante a um relógio em movimento.

c) Vão, vêm, não, vão

  1. a) Resposta pessoal.

b) Que ele fala de uma infância antiga, diferente da atual.

c) Resposta pessoal.

  1. Pião, gude de bilha (bola de gude), bola de meia.
  2. Resposta pessoal.
  3. Sua infância.
  4. Não. Ele foi escrito para qualquer pessoa que se interessa pela linguagem poética.

(Pág. 193)

  1. a) Representa o barulho dos instrumentos de caça do menino.

b) “plim e plão”

c) As duas palavras representam sons.

  1. a) O olhar rápido e poderoso como um raio. Caía em pé, firme como um gato cai.

b) As palavras “parecia” e “como”.

Nenhum comentário: