terça-feira, 16 de novembro de 2010

Verbos

Exercitando:

1. Preencha o espaço com o verbo indicado nos parênteses, em uma das formas do pretérito:

a.) Ontem eu __________________ o texto em quinze minutos. (reler)

b.) Eu _______________ à televisão quando minha avó me chamou para lanchar. (assistir)

c.) Quando eu era menor, ______________________ futebol todos os dias. (jogar)

d.) Minha mãe ainda não ___________________________ de ler o jornal quando tocaram a campainha.(terminar)

e.) Eu _________________ todos os domingos ao parque quando era criança. (ir)

f.) Os alunos e as alunas _________________ grande algazarra quando o professor entrou. (fazer)

g.) Meu pai ainda não ______________________ o almoço quando chegamos do colégio. (acabar)

2. Observe atentamente as frases que seguem. Identifique o tempo e o modo em que estão os verbos:

a.) Acordo diariamente às sete da manhã.

b.) Acordava diariamente às sete da manhã.

3. Que diferença de sentido pode-se notar nas frases abaixo?

a.) Jogava futebol com minhas amigas.

b.) Joguei futebol com minhas amigas.

4. Substitua a forma composta pela simples do pretérito-mais-que-perfeito e vice-versa:

a.) Ainda não tínhamos terminado a prova, quando tocou o sinal.

b.) O professor já dissera várias vezes que deveríamos ler o texto silenciosamente.

c.) Quando cheguei ao portão da escola, as aulas já tinham começado.

d.) No dia anterior, o diretor já comunicara a mudança de horário de aula.

Musse de maracujá

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 lata de suco de maracujá

Modo de fazer:

Coloque o creme de leite no congelador por 5 minutos, para facilitar a retirada do soro. Prepare o suco de maracujá. Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos. Em seguida, coloque a musse numa tigela e cubra-a com o suco de um maracujá, com as sementes. Deixe gelar.

5. Em que modo estão os verbos em negrito? Por que foi usado esse modo?


Nenhum comentário: