quarta-feira, 22 de março de 2017

Exercícios



1. “As palavras pertencem ao sistema da língua, mas, quando enunciadas, ganham sentidos, produzem discursos: é a língua viva.”
Aproveitando essas palavras, leia o trecho a seguir de um conto maravilhoso; reflita sobre o papel das palavras e expressões destacadas; em seguida, copie cada uma delas no espaço adequado, de acordo com as informações dadas.

                                                   As aventuras de Simbad, o marujo

Em Bagdá vivia um carregador muito pobre chamado Hindbad. Certo dia, fez uma entrega pesada e teve de ir até a outra cidade. Ele foi e, quando chegou , viu um palácio lindo, ficou encantado e viu um homem que protegia o belo palácio, e o mesmo falou que o palácio admirado pelo Hindbad era do famoso navegante dos percorreu todos os mares iluminados pelo sol. Nisso, perguntou se ele conhecia Simbad. [ ... ]

( _____________________________ ) são termos importantes para o leitor entender o contexto e os lugares a que a história se refere.

( _____________________________ ) marca um tempo indefinido.

( _____________________________ ) marca um tempo definido: momento no qual Hindbad chega a outra cidade.

( _____________________________ ) indica um tempo preciso: o momento em que o homem resolve perguntar a Hindbad se ele conhecia Simbad.


2. Releia o seguinte trecho:

“Era uma vez um corvo muito bobo e convencido que voou para bem longe e foi parar no mar.”

Retire do trecho duas palavras que tenham um valor adjetivo, marcando um julgamento do narrador.



3. Considerando o que você já estudou sobre texto e contexto, analise a seguinte situação:

Um casal sai para jantar em um bom restaurante. Minutos depois que a comida é servida, a mulher vê uma mosca morta no bife. Chama imediatamente o garçom: “Garçom, tem uma mosca no meu bife.” O garçom retira a mosca, pede desculpas e se afasta displicentemente em direção à cozinha.

Observando o contexto em que foi produzida, qual foi a intencionalidade da mensagem e o que há de errado na atitude do garçom?



4. Leia.

previsão do tempo – poema – horóscopo – notícia – bula de remédio – bilhete – bate-papo – tirinhas – anúncio publicitário – placa de trânsito – conversa – receita culinária – etiqueta de roupa – relatório – cheque

O quadro acima contém os nomes de diversos gêneros textuais.
Destaque no próprio quadro aqueles que são mais adequados para as seguintes situações:


>Dar instruções de lavagem e secagem.
>Orientar motoristas.
>Saber dos acontecimentos recentes da cidade, país ou mundo.

5. Muitos gêneros textuais costumam unir linguagem verbal e não verbal para melhor interagir com o leitor. Considerando os gêneros textuais receita culinária, previsão do tempo e tirinha, quais deles podem dispensar o uso de linguagem não verbal sem nenhum prejuízo do conteúdo?  Justifique sua resposta.

Vá até o índice do blog, procure o marcador "Respostas de exercícios" e obtenha as respostas desta atividade.

Nenhum comentário: