1. “As palavras pertencem ao sistema da
língua, mas, quando enunciadas, ganham sentidos, produzem discursos: é a língua viva.”
Aproveitando
essas palavras, leia o trecho a seguir de um conto maravilhoso; reflita sobre o
papel das palavras e expressões destacadas; em seguida, copie cada uma delas no
espaço adequado, de acordo com as informações dadas.
As aventuras de Simbad, o marujo
Em
Bagdá
vivia um carregador muito pobre chamado Hindbad. Certo dia, fez
uma entrega pesada e teve de ir até a outra cidade. Ele foi e, quando chegou lá,
viu um palácio lindo, ficou encantado e viu um homem que protegia o belo
palácio, e o mesmo falou que o palácio admirado pelo Hindbad era do famoso
navegante dos percorreu todos os mares iluminados pelo sol. Nisso, perguntou
se ele conhecia Simbad. [ ... ]
(
_____________________________ ) são termos importantes para o leitor entender o
contexto e os lugares a que a história se refere.
(
_____________________________ ) marca um tempo indefinido.
(
_____________________________ ) marca um tempo definido: momento no qual
Hindbad chega a outra cidade.
(
_____________________________ ) indica um tempo preciso: o momento em que o
homem resolve perguntar a Hindbad se ele conhecia Simbad.
2. Releia o seguinte trecho:
“Era uma vez um corvo
muito bobo e convencido que voou para bem longe e foi parar no mar.”
Retire do trecho duas palavras que
tenham um valor adjetivo, marcando um julgamento do narrador.
3. Considerando o que
você já estudou sobre texto e contexto,
analise a seguinte situação:
Um casal sai para jantar em um bom
restaurante. Minutos depois que a comida é servida, a mulher vê uma mosca morta
no bife. Chama imediatamente o garçom: “Garçom, tem uma mosca no meu bife.” O
garçom retira a mosca, pede desculpas e se afasta displicentemente em direção à
cozinha.
Observando
o contexto em que foi produzida,
qual foi a intencionalidade da mensagem e o que há de errado na atitude
do garçom?
4. Leia.
previsão do tempo –
poema – horóscopo – notícia – bula de remédio – bilhete – bate-papo –
tirinhas – anúncio publicitário – placa de trânsito – conversa – receita culinária –
etiqueta de roupa – relatório – cheque
|
O quadro acima contém
os nomes de diversos gêneros textuais.
Destaque no próprio
quadro aqueles que são mais adequados para as seguintes situações:
>Dar instruções de
lavagem e secagem.
>Orientar motoristas.
>Saber dos
acontecimentos recentes da cidade, país ou mundo.
5. Muitos gêneros textuais costumam unir linguagem
verbal e não verbal para melhor interagir com o leitor. Considerando
os gêneros textuais receita culinária,
previsão do tempo e tirinha, quais deles podem dispensar o
uso de linguagem não verbal sem nenhum prejuízo do conteúdo? Justifique sua resposta.
Vá até o índice do blog, procure o marcador "Respostas de exercícios" e obtenha as respostas desta atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário