quinta-feira, 17 de julho de 2008




Leia, atentamente, este cartum de Quino:


TEXTO 1
Estudo do texto

1. O cartum é composto de oito cenas ou situações. Observe as três primeiras cenas.
Em vez de palavras, os balões de fala apresentam linhas diferentes: um tem linhas verticais, e o outro, linhas horizontais. O que essa diferença representa na comunicação dos personagens?

2. Nas cenas 4,5,6 e 7, o balão de fala do homem de óculos está sendo engolido pelo balão de fala do outro homem. O que isso significa quanto às idéias que os dois homens estão discutindo?

3. Observe a expressão facial dos dois homens de terno preto na última cena. O que cada uma dessas expressões nos comunica?


TEXTO 2

Você acha possível alguém dizer como é alguma coisa, sem nunca tê-la visto antes? No texto a seguir, isso acontece.

O CAMELO EXTRAVIADO




Um condutor de camelos perdeu o seu camelo e, encontrando um homem, perguntou-lhe:
— Por acaso, o senhor não encontrou um camelo extraviado?
O homem respondeu:
— Não é um camelo cego do olho esquerdo?
— Sim.
— Que perdeu um dente de cima?
— Sim.
— Que mancava da perna esquerda traseira?
— Sim!
— Que carregava milho de um lado e mel do outro?
— Sim! O senhor não precisa apresentar mais detalhes. É exata­mente o camelo que procuro. Estou com pressa. Onde o senhor o viu?
— Eu não vi camelo nenhum, respondeu o homem.
— O senhor não viu? E como pôde descrevê-lo tão detalhadamente?
— Porque sei me servir dos olhos para observar as coisas. A maioria das pessoas tem olhos que não lhes servem de nada. Eu sabia que um camelo havia passado, porque vi seus rastros. Sabia que era cego do olho esquerdo, porque só pastou o capim do lado direito. Sabia que perdeu um dente de cima, porque deixou falhas nas raízes que mordeu. Sabia que mancava da pata esquerda traseira pelas marcas diferentes deixadas no chão do lado esquerdo. Notei que aves comiam os grãos de milho que foram caindo à esquerda. Sei que o mel escorreu do lado direito, porque observei muitas moscas juntas desse lado. Sei tudo sobre o seu camelo, mas não o vi.
Extraviado: desaparecido; sumido.Falha: marca; defeito ( Mark Twain)



Estudo do texto:




1. O texto foi escrito sob a forma de um diálogo, isto é, de uma conversa.

a) Quem está dialogando no texto?

b) Qual é o assunto do diálogo?



2. O homem que descreve o camelo não o viu, mas, usando sua capacidade de observação, indicou várias características do animal. Como ele concluiu que o camelo:

a) era cego do olho esquerdo?

b) havia perdido um dente de cima?



3. O que o homem quis dizer com: “A maioria das pessoas tem olhos que não lhes servem de nada”? E o que isso tem a ver com o que você estudou sobre “entrelinhas”?


Aspectos lingüísticos:

1. Leia os textos a seguir e indique se eles utilizam linguagem verbal, não verbal ou mista.


GARAGEM


2. Na página 151 do nosso livro, encontramos a seguinte mensagem:

O aprendizado sobre os conhecimentos lingüísticos não se limita ao período escolar, mas estende-se ao longo da vida por meio da leitura constante de textos variados.

Você concorda com o que foi dito acima? Justifique de maneira clara sua resposta.


3. Como as plantas e os animais, também as pessoas podem se comunicar, dizer o que pensam e o que sentem, sem utilizar palavras. Escreva, a seguir, seis maneiras diferentes de uma pessoa se expressar sem usar a palavra escrita ou falada.


“Se não der frutos, valeu a beleza das flores; se não der flores, valeu a sombra das folhas; se não der folhas, valeu a intenção da semente.” (Henfil)


Sucesso!

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