terça-feira, 15 de julho de 2008

Nas lendas de várias partes do mundo, sempre nos deparamos com histórias interessantes. Nesta você vai conhecer o rei Midas, que governava uma terra chamada Frígia, na Grécia Antiga.Nas lendas de várias partes do mundo, sempre nos deparamos com histórias interessantes. Nesta você vai conhecer o rei Midas, que governava uma terra chamada Frígia, na Grécia Antiga.

O REI MIDAS

Era uma vez um rei chamado Midas. Ele morava num lindo palácio e, embora fosse muito rico, nunca estava contente com o que tinha.
Um dia, os empregados do palácio encontraram um menino escondido no jardim e avisaram ao rei. O menino explicou a Midas que era amigo de Baco, o deus das Uvas e do Vinho. Como Baco era conhecido por possuir poderes mágicos, Midas mandou soltar o menino, na esperança de ser recompensado.
O poderoso Baco ficou tão contente com a volta do menino que fez uma grande festa para Midas, com muito vinho e música. Baco disse ao rei que ele poderia pedir qualquer coisa que quisesse e Midas, mais do que depressa, pediu para ter o poder de transformar em ouro tudo o que tocasse. Baco achou o pedido estranho mas, mesmo assim, realizou o desejo do rei.
De volta ao palácio, feliz da vida e curioso, Midas quis testar seus poderes. Tocou uma mesa e, no mesmo instante, ela virou ouro maciço. Midas ficou maravilhado. Então tocou um copo, que rapidamente se transformou em ouro. O rei ficou tão animado que saiu tocando tudo o que aparecia em sua frente. Cortinas, ouro. Plantas, ouro. O mesmo aconteceu com sua espada e outros objetos da sala. Pouco depois, quase todo o palácio tinha virado ouro puro.
Quando anoiteceu, Midas estava cansado de fazer as coisas virarem ouro e com fome. O rei pediu então para os empregados servirem o banquete. Só que, quando o rei tocou um pedaço de frango suculento, adivinhe o que aconteceu? Virou ouro! Frutas, queijos, pão, água, tudo o que Midas tocava se transformava em ouro. O que aconteceria quando abraçasse seus filhos ou beijasse sua esposa? Assustado e morrendo de fome, Midas foi correndo pedir a Baco que retirasse seu poder.
Baco e seus amigos, que continuavam festejando, deram boas gargalhadas da ambição de Midas. Mas Baco acabou tendo pena do rei e decidiu tirar o encantamento, ordenando-lhe que tomasse banho nas águas mágicas de um rio. Quando saiu da água, o rei tocou em uma pedra. E sabe o que aconteceu? A pedra continuou pedra. Foi um alívio.
Dizem que, até hoje, as águas do rio onde o rei ambicioso se banhou estão cheias de pepitas de ouro.

(Texto criado a partir de várias versões da lenda de Midas.)

ESTUDO DO TEXTO:
1. A história do rei Midas é um exemplo de narração: um fato inicial provoca uma série de acontecimentos que levam a um final. Seus personagens praticam ações que são narradas em seqüência. A seguir, organize os fatos na ordem em que acontecem no texto:

( ) No jantar, os alimentos tocados por Midas viram ouro.
( ) A mágica se desfaz e Midas se tranqüiliza.
( ) Midas devolve o menino.
( ) Ao voltar ao palácio, começa a testar seus poderes.
( ) Um menino é encontrado no jardim do palácio.
( ) Midas procura o deus das uvas e do vinho, que lhe ordena tomar banho nas águas de um rio.
( ) O menino diz que é amigo de Baco.
( ) Temendo que algo pior aconteça, Midas se desespera.
( ) O rei pede a Baco que retire aquele encanto.
( ) Midas testa seus poderes, tocando tudo que encontra a sua frente.
( ) O rei Midas é avisado.
( ) Como recompensa, adquire o poder de transformar objetos em ouro.

2. Que mensagem a história que você leu pretende passar?

Nenhum comentário: