terça-feira, 12 de agosto de 2008

TEXTO 1

O menino rico

Nunca tive brinquedos
Brinco com as conchas do mar
E com a areia da praia.
Brinco com as canoas dos coqueiros
Derrubadas pelo vento.
Faço barquinhos de papel
E minha frota navega,
Nas águas da enxurrada.
Brinco com as borboletas,
Nos dias de sol,
E nas noites de lua cheia
Visto-me com os raios do luar.
Na primavera teço coroas de flores perfumadas.
As nuvens do céu são navios,
São bichos, são cidades.
Sou o menino mais rico do mundo
Porque brinco com o Universo,
Porque brinco com o infinito.

Maria Alice do Nascimento e Sílvia Leuzinger, O diário de Marcos Vinícius. Rio de janeiro, Nova Fronteira, 1982.


Estudo do texto

1. O título do poema é O menino rico. Porém, logo no primeiro verso, aparece a afirmação “nunca tive brinquedos”. Como você explica essa aparente contradição: alguém que é rico e nunca teve brinquedos?
O garoto do poema não é rico por ter dinheiro, mas por poder desfrutar plenamente da natureza. Ele brinca, na verdade, com as coisas que a natureza oferece, usando a criatividade. Enfim, ele é rico em imaginação.

2. Vimos, durante este bimestre, que é possível identificar o gênero de um texto por sua silhueta. Analisando apenas a silhueta do texto acima, o que nos permite afirmar que se trata de um poema?
As linhas (que no poemas chamamos verso) não ocupam todo o espaço da folha.


TEXTO 2


Eu não o conheci

Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele em casa e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa é que vejo como era necessário tê-lo conhecido.

Lembro-me dele. Lembro-me em bem poucas ocasiões.

Um dia, na sala, ele me puxou a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.

Uma outra vez me pediu que lhe consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo. Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava a um canto.

Eu tinha um filho e agora não o tenho mais porque ele foi embora. E este meu filho, uma noite, me chamou e disse:

– Fica comigo. Só um pouquinho, pai.

Eu não podia; mas a babá ficou com ele.

Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora. Foi embora e eu não o conheci.

Osvaldo França Júnior, As laranjas iguais. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.

Estudo do texto:


1. Responda:

a) Quem é o narrador do texto?
O pai do garoto.
b) Ele é um narrador-observador ou um narrador-personagem?
Narrador-personagem.
2. O pai, ao contar suas lembranças, nos apresenta um filho pequeno. Retire uma passagem do texto que comprove essa imagem de criança pequena.
Frases possíveis: "Um dia, na sala, ele me puxou a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado." "Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho." "Eu não podia; mas a babá ficou com ele."

Estudos lingüísticos

1. Os textos nem sempre são lidos do mesmo modo. Vimos, ao final da 4ª unidade do nosso livro, que há a leitura global, a leitura tópica e a leitura item a item. Dê um exemplo para cada um desses tipos.
Possibilidades: Leitura global - um texto comum, um poema. Leitura tópica - consulta a um dicionário, a uma lista telefônica ou de endereço; a consulta a uma bula. Leitura item a item - um manual de instrução, uma receita culinária.


2. Retire do TEXTO 1 dois exemplos de locuções adjetivas que podem se transformar em adjetivos e um exemplo de locução adjetiva para a qual não há adjetivo equivalente.
Possibilidades: Locuções que podem se transformar em adjetivos: do mar, de sol, de flores, do céu. Que não costumam se transformar em adjetivos: da praia, dos coqueiros, da enxurrada, do luar.

3. Às vezes a posição do adjetivo na frase altera o seu significado. Leia os enunciados e explique as mudanças.

Era uma senhora pobre. ( 1 ) Era uma pobre senhora. ( 2 )

Frase 1 : Uma senhora que não tinha recursos, dinheiro.
Frase 2 : Uma senhora que passava por dificuldades, sofrimentos.

4. Transforme as locuções adjetivas em adjetivos.
a) Azul do céu celeste
b) Água da chuva pluvial
c) Brisa do mar marítima
d) Rosto de anjo angelical
e) Trabalhador do campo rural ou campestre
f) Comportamento de criança infantil



Sucesso!

Nenhum comentário: