terça-feira, 12 de agosto de 2008





TEXTO 1

Cimento armado

Batem estacas no terreno morto,
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.


Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.


Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento-armado!


Batem as estacas
No prédio novo, de dez andares,
Terraços tristes,
Pássaros presos,
Rosas suspensas,
Flores da Vida
Rosas de dor.

Paulo Bonfim in Alda Beraldo, Trabalhando com poesia. São Paulo, Ática, 1990.


Estudo do texto

1. O poema “Cimento Armado” e “Poema de Circunstância", de Mário Quintana guardam muitas semelhanças. Indique dois pontos em comum presentes nesses textos.
Falam da construção de prédios altos (arranha-céus) e da derrubada indiscriminada de árvores para a construção desses edifícios.


2. Vimos, durante este bimestre, que é possível identificar o gênero de um texto por sua silhueta. Analisando apenas a silhueta do texto acima, o que nos permite afirmar que se trata de um poema?
O fato de as linhas (chamadas de versos) não ocuparem todo o espaço da folha e o texto dividir-se em blocos ( a que chamamos de estrofes)


TEXTO 2


Eu não o conheci

Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele em casa e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa é que vejo como era necessário tê-lo conhecido.

Lembro-me dele. Lembro-me em bem poucas ocasiões.

Um dia, na sala, ele me puxou a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.

Uma outra vez me pediu que lhe consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo. Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava a um canto.

Eu tinha um filho e agora não o tenho mais porque ele foi embora. E este meu filho, uma noite, me chamou e disse:

– Fica comigo. Só um pouquinho, pai.

Eu não podia; mas a babá ficou com ele.

Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora. Foi embora e eu não o conheci.


Osvaldo França Júnior, As laranjas iguais. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.


Estudo do texto:

1. Responda:
a) Quem é o narrador do texto?
b) Ele é um narrador-observador ou um narrador personagem?
2. O pai, ao contar suas lembranças, nos apresenta um filho pequeno. retire uma passagem do texto que comprove essa imagem de criança pequena.
3. “Agora que sua ausência me pesa...”

Essa frase, retirada do texto, deixa transparecer que, hoje, o pai se sente como?
Ele se sente arrependido, triste, com crise de consciência.

4. O pai não consertou o brinquedo do filho. Comprou-lhe um novo
.

a) O menino gostou do brinquedo?
Provavelmente não.

b) Retire a passagem do texto que comprova a sua resposta à pergunta anterior.
"Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho."

c) O que o pai deveria ter entendido a partir da reação de seu filho?

Que não era um brinquedo novo que o filho queria, mas a sua atenção, a sua presença, um pouco de dedicação e de participação consertando-lhe o brinquedo velho.


Estudos linguísticos

1. Os textos nem sempre são lidos do mesmo modo. Vimos, ao final da 4ª unidade do nosso livro, que há a leitura global, a leitura tópica e a leitura item a item. Dê um exemplo para cada um desses tipos.
Possibilidades: Leitura global - um texto comum, um poema. Leitura tópica - consulta a um dicionário, a uma lista telefônica ou de endereço; a consulta a uma bula. Leitura item a item - um manual de instrução, uma receita culinária.


2. Retire três adjetivos do 3º parágrafo do TEXTO 2. Em seguida, diga a que substantivos eles se referem.

pequeno e machucado (Referem-se ao substantivo dedo)

rápido (Refere-se ao substantivo exame)

3. A mudança de posição da palavra novo nas frases abaixo altera-lhes o sentido. Explique essa mudança.

Ele comprou um prédio novo de dez andares. ( 1 ) Ele comprou um novo prédio de dez andares. ( 2 )

Frase 1 Com novas instalações; que ainda vai ser inaugurado ou que foi inaugurado recentemente.
Frase 2
Um outro prédio (não necessariamente novo).


4. Transforme as locuções adjetivas em adjetivos.

a) Água de rio fluvial
b) Amor de pai paterno
c) Raça de homens humana
d) Amor de irmão fraterno
e) Trabalho com a mão manual
f) Jogada de mestre
magistral

Sucesso!

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