quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Os pronomes pessoais e a coesão textual

Toda vez que fazemos uso do discurso verbal, há três pessoas envolvidas na situação comunicativa:

o locutor (quem fala): 1ª pessoa: eu (singular) ou nós (plural)
o locutário (com quem o locutor fala): 2ª pessoa: tu (singular) ou vós (plural)
o assunto (do que ou de quem o locutor fala): 3ª pessoa: ele (singular) ou eles (plural)

Para indicar essas três pessoas que participam das situações de comunicação, empregamos os pronomes pessoais.
Pronomes pessoais são aqueles que substituem substantivos e indicam as três pessoas do discurso

PRONOMES PESSOAIS

RETOS / OBLÍQUOS
pessoa do singular eu /
me, mim, comigo


pessoa do singular tu /
te, ti, contigo

pessoa do singular ele, ela /
o*, a*, lhe, se, si, consigo (lo, la, no, na)


pessoa do plural nós /
nos, conosco


pessoa do plural vós /
vos, convosco


pessoa do plural eles, elas /
os*, as*, lhes, se, si, consigo (los, las, nos, nas)


E x e r c i t a n d o


1. A fim de evitar a repetição das palavras destacadas, substitua-as por pronomes pessoais retos.

a) Elias não compareceu ao encontro, mas Elias avisou antes.

b) Eu e Pablo não vamos ao cinema, pois eu e Pablo temos de estudar.

c) Sandra e suas colegas já saíram; Sandra e suas colegas foram assistir a uma partida de futebol.

d) Vamos parar com a discussão; a discussão não vai resolver o problema.

e) Não vou ler esses jornais, porque esses jornais estão muito desatualizados.



Nem todo “o”, “a”, “os” e “as” que encontramos são pronomes oblíquos. Muitas vezes são simples artigos definidos. Se eles acompanham um substantivo, são artigos; se, no entanto, substituem um substantivo, são pronomes oblíquos.

2. Sabendo disso, dê a classe gramatical das palavras destacadas. Use o código:

( a ) Pronome pessoal do caso oblíquo ( b ) Artigo definido

a. ( ) ( ) ( ) Pegue o jornal e coloque-o sobre a mesinha.
b. ( ) ( ) ( ) O professor leu as redações e devolveu-as.
c. ( ) ( ) ( ) Lacre todos os envelopes e leve-os imediatamente para o setor contábil.
d. ( ) ( ) ( ) Recolha as aparas que estão sobre a mesa e jogue-as na lixeira.
e. ( ) ( ) ( ) A moça separou a foto do namorado e colocou-a na carteira.

3. Usando os pronomes comigo, contigo e conosco, transforme as frases conforme este exemplo:

Eu vou passear com meu irmão. ( Meu irmão vai passear comigo.)

a) Nós vamos visitar a fazenda com o professor.
b) Eu vou viajar com meu tio.
c) Tu vais passear com meu pai.
d) Nós visitamos a exposição com o professor de História.
e) Eu vou estudar com meu primo Marco.

4. Circule os substantivos que os pronomes pessoais oblíquos o, a, os, as substituem nas frases abaixo.

a) O menino fez a redação e entregou-a ao professor.
b) Quem pegou meu livro? Eu o deixei em cima da mesa.
c) Preencha este cheque e leve-o ao banco.
d) O professor recolheu os trabalhos e colocou-os dentro da bolsa.
e) Leia o texto e resuma-o por escrito.

5. Reescreva as frases a seguir, substituindo o termo repetido pelos pronomes oblíquos o, a, os, as.

a) O garçom trouxe o cardápio e entregou o cardápio a meu pai.

b) Li os livros e devolvi os livros no prazo à biblioteca.

c) A mãe levou a filha ao colégio e beijou a filha, despedindo-se.

d) Jonas escreveu um livro, mas ninguém leu o livro.

e) Comprei as medalhas e, na festa de encerramento dos jogos, entreguei as medalhas aos atletas vencedores.


6. Reescreva as frases, usando os pronomes pessoais lo, la, los e las.

a) Usei as três canetas e agora vou guardar elas no estojo.

b) Minha avó já sabe que vou visitar ela no próximo domingo.

c) Arrume os tênis e vá colocar eles dentro das caixas.

d) Vou pegar esse beija-flor e vou soltar ele no jardim.

e) O professor vai fazer as provas e entregar elas dois dias depois.


7. Reescreva as frases, substituindo as palavras destacadas pelos pronomes oblíquos no, nos, na, nas.

a) Trancaram as feras em jaulas individuais.

b) Distribuíram os presentes às crianças carentes do bairro.

c) Os garotos largaram as bicicletas e correram.

d) Esqueceram o gato dentro do armário e viajaram.

e) As pessoas presentes no comício insultaram violentamente o deputado.


Bom desempenho!

Respostas? Clique aqui!




Nenhum comentário: