terça-feira, 30 de junho de 2009

Curiosidades linguísticas

"Dourar a pílula". Eufemismo?

Essa expresão significa suavizar uma ideia, trocando a palavra ou expressão própria por outra menos desagradável ou chocante. Dizemos descansou em vez de morreu. Desviou recursos em lugar de roubou. Os menos favorecido para não ter que dizer pobre. Ou seja, costumamos dourar a pílula.

Questão de diplomacia

No mundo da diplomacia, um deslize verbal pode abalar o relacionamento entre dois países. Jamais devemos chamar uma embaixadora de embaixatriz. Ambas as palavras fazem o feminino de embaixador. Porém, a diferença entre uma e outra é imensa: embaixadora é a mulher que ocupa o cargo mais elevado numa embaixada, enquanto embaixatriz é apenas... a esposa do embaixador.

O tempo não para

Hoje é hoje. Amanhã é depois de hoje. E depois de amanhã (sem hífens) é daqui a dois dias. E como voltar para o passado? Ontem foi antes de hoje. Antes de ontem é anteontem. E antes de anteontem? Trasanteontem. Por incrível que pareça!

Medicina gramatical

Às vezes falamos com imprecisões de sentido. Por exemplo: tirar a pressão. Se uma enfermeira tirar a minha pressão sanguínea, eu morro na hora. É bem melhor pedir-lhe para medir ou aferir a pressão.

Nenhum comentário: