domingo, 16 de agosto de 2009

O trecho a seguir é uma doce descrição que José Lins faz de sua mãe. Leia-o

Dona Clarisse

Todos os retratos que tenho de minha mãe não me dão nunca a verdadeira fisionomia que eu guardo dela - a doce fisionomia daquele seu rosto, daquela melancólica beleza de seu olhar. Ela passava o dia inteiro comigo. Era pequena e tinha os cabelos pretos. Junto dela eu não sentia necessidade de meus brinquedos. D. Clarisse, como lhe chamavam os criados, parecia mesmo uma figura de estampa. Falava para todos com um tom de voz de quem pedisse um favor, mansa e terna como uma menina de internato. Criara-se em colégio de freiras, sem mãe, pois o pai ficara viúvo quando ela ainda não falava. Filha de senhor de engenho, parecia mais, pelo que me contavam dos seus modos, uma dama nascida para a reclusão.

REGO, José Lins do. Menino de Engenho. 68ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1997. p. 5.

De acordo com a descrição acima, associe os substantivos a seus respectivos adjetivos.

( 1 ) fisionomia ( ) pretos
( 2 ) beleza ( ) verdadeira
( 3 ) cabelos ( ) melancólica

Leia a crítica do livro A menina que brincava com fogo e circule os adjetivos que se relacionam aos substantivos destacados.

A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO, de Stieg Larsson (tradução de Dorothée de Bruchard; Companhia das Letras; 608 páginas; 49 reais)

O escritor sueco Stieg Larsson morreu em 2004, antes de assistir ao sucesso da trilogia Millenium, a saga policial de sua autoria que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares em todo o mundo. Neste segundo volume da série, a heroína Lisbeth Salander, uma rebelde e destemida invasora de computadores, é procurada pela polícia como suspeita de três assassinatos brutais. O editor-chefe da revista Millenium, Mikael Blomkvist, seu ex-namorado, acredita na inocência da jovem – ao contrário da imprensa. Larsson segue com habilidade as regras clássicas dos grandes thrillers, numa história que envolve um forte esquema de corrupção de promotores, jornalistas, juízes e policiais.

http://veja.abril.com.br/150409/veja_recomenda.shtml


Resposta aqui!

Nenhum comentário: