domingo, 16 de agosto de 2009

Eu nunca vou crescer?

Walter nasceu antes de mim. Ele tem uma sorte!
Agora ele está com dez anos e eu estou com sete. Quando ele estiver com onze, vou estar com oito. Mesmo quando eu estiver com trinta anos, não vou conseguir alcançá-lo: ele vai ter trinta e três.
Dificilmente eu uso roupas novas.
Quando Walter ganha camisas novas, fico com as velhas. Quando ganha jeans novos, fico com os velhos.
Às vezes as calças já estão remendadas. Odeio jeans remendados.
As chuteiras que ficaram pequenas para Walter, passam para mim. A bola de futebol que ele não usa mais, passa para mim.
Quando Walter ganhou patins de gelo, os de roda vieram para mim - sem a chave de regular o tamanho.
Fico até com os seus antigos professores.
Às vezes minha professora diz:
-David, por que você não consegue se parecer um pouquinho com seu irmão?
Ou:
-Walter nunca falava comigo dessa maneira.
Ou:
-Walter sempre fazia a lição de casa.
Às vezes parece que as pessoas nem se lembram do meu nome. De vez em quando vovó me chama de Walter.
-Eu sou o David - digo para ela.
Mas ela se esquece e daí a pouco torna a dizer:
-Vem cá, Walter
São essas coisas que às vezes me fazem desejar que não existisse Walter.

Eu nunca vou crescer? Trad. de Fernanda Lopes de Almeida.


Vamos discutir o texto

Personagens - características e falas

1. Quais são as características de Walter? E as de David?

2. Por que a idade de Walter incomoda David? Justifique sua resposta.

3. Retire do texto falas de David que comprovam seu ciúme em relação ao irmão.

4. As falas da professora sobre Walter e David deixam claro o quê?

5. Comente as afirmações que estejam de acordo com o texto:

a) Os irmãos sempre são iguais interiormente.
b) Nem sempre ocorre ciúme entre irmãos.
c) As comparações entre irmãos nem sempre são positivas e não surtem o efeito desejado.

Interpretação crítica

1. Às vezes algumas pessoas dizem: "Como eu gostaria de ser fulano(a) de tal" ou "Queria ser parecido(a) com...". Isto já ocorreu com você? Comente.

2. O ciúme pode tornar uma pessoa profundamente infeliz, violenta e desequilibrada. Comente.

3. Se você estivesse no lugar de David, que coisas também lhe causariam desagrado?

4. Só os irmãos mais novos sentem ciúme dos irmãos mais velhos? Comprove sua resposta.

5. David demonstra mau caráter quando afirma: "São essas coisas que às vezes me fazem desejar que não existisse Walter"?

6. a) Você tem irmão(s) ou irmã(s)?
b) Você é filho(a) único(a)?
c) Ser filho único é bom? Por quê?
d) Ter irmãos é bom? Por quê?

7. Você acha errado que os irmãos mais novos aproveitem roupas, brinquedos dos mais velhos? Dê seu ponto de vista.

8. Existem pais que agem de modo diferente com determinados filhos? Por quê?

9. Assim como há irmãos que se parecem muito física e interiormente, há também aqueles que não têm semelhança alguma. Por que filhos dos mesmos pais podem ser tão diferentes?

10. Por vezes, você também gostaria de ter outra idade? Por que isso acontece?

Nenhum comentário: