quinta-feira, 24 de julho de 2008

Produção de texto

Na primeira parte do 2º bimestre, estudamos a paródia de contos de fadas. Lemos, ouvimos e produzimos diversas paródias em classe. Chegou o momento de resgatar o que aprendemos. Ponha sua imaginação para funcionar e crie uma versão diferente, divertida e bem atual para o conto Chapeuzinho Vermelho, uma história antiga que permanece tão presente entre nós.
Com o objetivo de auxiliá-lo, aqui vão alguma sugestões de roteiro para sua história:

A menina pode ser uma roqueira, uma patricinha, uma estudante, uma modelo, uma atleta, etc.
O lobo pode ser um cantor de rock, um metaleiro, um moto-boy, um atleta, um seqüestrador, um bandido, etc.
A vovó pode ser uma artista plástica, uma professora, uma artesã, uma dona de loja, uma empresária, etc.

Como a história acontece nos dias atuais, Chapeuzinho pode ir à casa da avó a pé, de carro, de moto, de ligeirinho, de patinete, de skate, de patins, etc. Pode passar pelo shopping, por uma pizzaria, etc.
Procure, ao narrar a história, fazer algumas descrições de personagens e de ambientes.

Critérios de avaliação da paródia:

Texto criativo (atualização bem sucedida)
Coerência (presença de unidade de sentido, organização de idéias)
Coesão (ligação entre palavras, frases, parágrafos)
Linguagem (clareza, objetividade, adequação vocabular, desempenho gramatical)
→ Observância à quantidade de linhas.
Atenção!! Não ultrapasse 25 linhas. Planeje-se!

Nenhum comentário: